terça-feira, 25 de outubro de 2011

ETAPAS DE UMA PRODUÇÃO MUSICAL


A Produção Musical pode ser dividida em 3 etapas:
•Pré-produção
•Produção
•Pós-produção




1. Pré-Produção

Artista e produtor trabalham juntos para estarem totalmente preparados para a fase de Produção, que se inicia com gravações em estúdios.
O tempo de estúdio é muito valioso e pode representar uma boa porcentagem do custo e do tempo de uma produção.
Nada pior do que voltar atrás, modificar letras, instrumentos, forma, gastando mais recursos com gravações e mixagens.

Uma Pré-produção bem feita cria toda a fundação de um projeto musical (seja ele um álbum ou apenas um jingle), deixando a música lapidada antes que iniciem as gravações. Assim, os recursos necessários para a produção propriamente dita, são claramente planejados e antecipados, permitindo economia de tempo, dinheiro, erros e frustrações.

Estas são algumas atividades feitas pelo produtor durante a pré-produção:

•Planejamento: Definição de mercado (originalidade e estilo próprio, imagem forte e marcante, mensagens adequadas ao público consumidor, boas composições, performance, apelo comercial e potencial artístico);
•Preparação para gravação: objetivo, valor a ser gasto, local de gravação;
•Escolha do estúdio e escolha do técnico de gravação;
•Avaliação dos recursos disponíveis;
•Cálculo de custos;
•Cronograma;
•Escolha de repertório, arranjos e ensaios;
•Análise de letras e títulos - significados, sinônimos, rimas, sonoridade, contexto;
•Adaptação da forma (verso, chorus, bridge) ao estilo musical e mensagem proposto;
•Aumento de impacto através de início forte e teoria da comunicação;
•Arranjos e instrumentações, timbres, naturalidade, fidelidade;
•Contorno emocional - interesse, suspense, recompensa;
•Técnicas de microfonação e criação de espaços sonoros;
•Seleção de músicos, estúdios e profissionais.





2. Produção

Durante esta fase procura-se registrar as performances e mixar os resultados de acordo com o que foi planejado (e previamente decidido) na pré-produção.
Nesta etapa, o produtor utiliza seus conhecimentos (acústica e equipamentos, gerenciamento de tempo e conflitos, tecnologia e comportamento do público) para extrair o melhor dos músicos e técnicos, sem se desviar do objetivo final. Assim como faz o diretor de um filme.

Essa é talvez a maior competência de um bom produtor musical - conseguir enxergar (ou melhor, ouvir) o resultado final desde o princípio e tomar as decisões corretas para atingí-lo. É muito fácil nos distrairmos com detalhes técnicos, artísticos e mercadológicos que impedem a concentração durante a fase de produção. O produtor coordena as etapas, recursos humanos e tecnológicos para o processo fluir com criatividade e disciplina. Muitas vezes, isso significa "encarnar" a figura de empresário, músico e ouvinte.
Uma vez que as músicas estejam registradas e comuniquem sua mensagem (seja ela refletir, protestar, dançar ou sorrir), é hora de empacotar e promover o produto final.

Atividades realizadas:

•Equipamentos de gravação e periféricos em perfeito funcionamento: definir o melhor equipamento para a gravação proposta: analógico ou digital, suportes, multitrack, gravadores e mídias, microfones, mesa de gravação e mixagem, processadores de sinal (equalizadores, reverberadores, compressores e limitadores, noise gate, delay), patchbay, monitoração;
•Gravação em estúdio;
•Recursos humanos em atividade: produtor, engenheiro ou técnico de gravação, assistente de estúdio;
•Autoprodução: o próprio artista verificando o ambiente de produção;
•Técnicas de gravação: em portastudio, live to two-track, multipistas;
•Atentar para regras de microfonação e captação: mono, par espaçado, par coincidente, XY;
•Uso de MIDI
•Edição;
•Mixagem.

Obs: alguns produtores realizam o processo de masterização durante a produção, porém é comumente realizado na pós-produção.





3. Pós-Produção

Pode ser encarada como a etapa de embalagem e distribuição do produto. Quando saímos para jantar fora, queremos que a apresentação da comida seja adequada, que os pratos combinem entre si e com as bebidas, que haja harmonia entre ambiente, serviço e custo. Se comêssemos direto da panela, talvez sentiríamos o mesmo gosto, mas provavelmente não seria uma experiência tão agradável.

Durante a pós-produção, as músicas passam por um processo conhecido como Masterização. A harmonia entre canções, timbres, volumes, pausas, seqüência - o conjunto da obra musical e como ela será apresentada - são trabalhados para que o produto possa ser "digerido" da melhor maneira possível.
Ao mesmo tempo, detalhes técnicos da confecção da mídia master e suas cópias são cuidadosamente testados e implementados para se evitar erros na prensagem, distribuição e compatibilidade com equipamentos dos consumidores.

Finalmente, estratégias de marketing e distribuição buscam a promoção do produto e remuneração para os profissionais, através de vendas de gravações, shows, veiculação nas rádios, gerenciamento da imagem do artista, downloads, relações com imprensa, entre outros.
Sem uma boa pós-produção, músicas maravilhosas podem desapontar e nem chegar ao público, caindo no esquecimento.

Atividades da pós-produção:

•Masterização e prensagem (ou copiagem);
•Fotografia;
•Capa e produção gráfica;
•Press release;
•Divulgação: shows, revistas, jornais, fanzines, rádio, TV (democlipes);
•Registro e edição;
•Distribuição.








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