segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mesas (Mixers)


Fala Galera!


Conversando com alguns amigos nesta semana, percebi que muita gente tem dúvida sobre mesas.
Quais usar e em quais situações usar?


Basicamente, no mercado existem três tipos de mesas: as analógicas, as digitais e as amplificadas.

Mesa Analógica


Mesa Digital


Mesa Amplificada






A mais comum é a analógica; porém, ultimamente, devido a sua praticidade, a mais usada é a digital.

Deixaremos as amplificadas para outro momento.

Particularmente, eu concordo que as digitais sejam mais práticas, pois evitam de ter gastos com outros periféricos, a não ser um conversor analógico/digital pra fazer expansão de canais; no entanto, pela fidelidade sonora e pelo menor custo, em certos modelos, é claro, eu prefiro trabalhar com mesas analógicas, pois são mais fáceis de se operar.

As mesas digitais são excelentes para fazer P.A., shows ao vivo, festivais com várias bandas. O fato de você poder "salvar" configurações e ajustes em um pendrive, por exemplo, lhe permite essa mobilidade, pois você pode usar esses mesmos ajustes em diversos modelos de consoles digitais; coisa que na analógica você precisará fazer "na raça".

É claro que há quem goste de fazer os ajustes desde o início, pois cada ambiente é peculiar, e de fato, no fim das contas, você precisará fazer alguns ajustes na mesa digital, mesmo se você importar configurações.

No caso de gravações, eu recomendo usar mesas analógicas, pois o processo de conversão de digital para analógico, já resulta em uma pequena perda de qualidade sonora. Mas graças à tecnologia atual, cada dia mais as digitais estão se equiparando às analógicas, quanto a fidelidade sonora; isso significa que o som já não está mais tão sintético assim. 


Uma grande desvantagem das mesas digitais são os reparos, pois as peças são muito caras, sem contar que as placas são muito frágeis, então se requer muito cuidado ao manusear esses consoles. Já as analógicas oferecem uma resistência maior e suas peças são fáceis de ser encontradas, resultando assim numa assistência técnica mais rápida, pois ninguém gosta de ficar dias sem o equipamento.



A grande desvantagem das analógicas é o fato de necessitar de muitos processadores de efeitos e periféricos para auxiliar na sonorização. Isso resulta em um transporte maior de equipamentos. Porém, hoje em dia, muitos fabricantes já projetam mesas analógicas com bons pré-amps e processadores de efeitos digitais, além de entrada USB para inserção de plug-ins e efeitos.

Algumas mesas analógicas já possuem até interfaces embutidas, para que seja gravado os canais em multipistas diretamente para o computador.


Mesa com Interface


Lembre-se sempre de pesquisar antes de comprar sua mesa e reveja os seus conceitos sobre os objetivos principais, pois o barato pode sair caro, e o caro pode ser desnecessário.

Se você quiser recomendações de algumas marcas e modelos, me siga no twitter: @luh_souza_bass ou no facebook: fb.com/luhsouzabass

Mande a sua dúvida ou necessidade que eu estarei pronto a responder.


Aperte o Play e Deixe a Informação Rolar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário