Fala Galera!
Como prometido, vamos falar um pouco sobre gravações.
Na primeira matéria deixei claro que esse blog é um laboratório; então vocês podem fazer experiências de gravações de ensaios a seu gosto. Não precisa se prender às dicas que eu vou dar aqui, pois isso é um experimento, que no meu caso funciona.
O objetivo aqui, é gravar um ensaio em um ambiente caseiro e vamos usar o exemplo de banda do post anterior.
Abaixo vou citar alguns tipo de gravação e os equipamentos necessários:
1 - Gravação Stéreo
Para esse tipo de gravação você vai precisar apenas de uma mesa de 8 canais, no mínimo, e uma interface de áudio de pelo menos dois canais. Não se esqueça também que você precisa de um computador com um processamento muito rápido.
Esse tipo de gravação é bem simples, pois você pode usar as saídas master ou "REC" da mesa para mandar o sinal para a interface de áudio.
Não se esqueça que para ouvir o que está sendo tocado você precisa ligar caixas na saída de monitoração.
2 - Gravação Mono
Esse tipo de gravação é semelhante à Stéreo, porém mais simples ainda, pois você precisará de uma interface de áudio de um canal apenas, ou em certos de tipos de computadores com uma placa de áudio muito acelerada, nem precisará da interface. Neste caso, tudo que está sendo tocado sairá em um canal (mono).
Esses dois processos de gravação têm a vantagem do baixo custo, e soluções rápidas. Porém não permitem uma melhor edição, ou processamento de efeitos. Veremos agora um tipo de gravação mais complexo, porém com maior gama de opções.
3 - Gravação Multipista
Para a gravação Multipista, além da mesa de 8 canais, você precisa verificar se essa mesa possui saídas "direct out" para os canais que serão gravados; pois é através destas saídas que o sinal chegará a interface de áudio, esta que precisará de canais de entrada suficientes para o número de instrumentos de que será gravado. É importante lembrar que quanto maior o número de canais independentes gravados, o seu computador precisará ser mais "potente", pois gravar vários canais simultâneos requer muita memória e processamento de dados.
Uma dica: caso você vá gravar apenas 8 canais simultâneos, existem mesas com interfaces embutidas, não precisando assim gastar com dois equipamentos.
Outra opção para não se usar muitos canais, é usar uma mesa de pequeno porte para os microfones da bateria, e enviar o sinal desta mesa para um canal da mesa principal. Em alguns consoles existe a opção de subgrupo, q é muito utilizada para este fim.
Softwares
Os softwares para gravação são peças chaves para uma boa edição do que está sendo captado, e sem eles nada do que está sendo tocado será armazenado.
Para gravações mono e stéreo você pode usar softwares simples que tem opções de gravação, como o SoundForge e o Audacity. Para gravações multipista, você não possui muitas opções de softwares no mercado, além dos profissionais Protools e Nuendo, descobri recentemente duas ótimas opções: Reapermo e o próprio Vegas, esse último não é próprio pra esta função, mas como estamos trabalhando com experimento, tente criar tracks!
Lembre-se que quando se trata de interfaces de áudio, algumas já vêm com softwares para gravação e edição.
Existem vários softwares na internet, não tenha preguiça de pesquisar.
Você agora tem três opções de gravar seus ensaios, a baixo custo! Esses tipos de gravação, no caso, são para vocês que querem tocar e gravar ao mesmo tempo. Faça seus experimentos, mande seus vídeos, tire suas dúvidas!
Surpreenda-se com a facilidade que é gravar!
Continue Apertando O Play com vontade!
Muito bom o post Dani, eu também tenho muitas duvidas sobre isso. Eu gostaria de ser DJ, pois eu acho legal, a galera ta numa balada curtindo o som que você mesmo que fez. É uma sensação de trabalho bem feito...
ResponderExcluirParabéns Dani.
Beijos.
Valeu Adriano, A Matéria foi escrita pelo Produtor Luh Souza, se quiser ter contato com ele para tirar duvidas é só falar que depois te passo.
ResponderExcluirAbração =**